Grêmio supera divergência interna e avança para acertar retorno de Luan
Após superar algumas divergências internas, o Grêmio avançou e está mais perto de anunciar o retorno de Luan como reforço para o restante da temporada. O meia-atacante pode assinar com o Tricolor nos próximos dias, mas para isso precisará ser liberado pelo Corinthians.
A possível recontratação de Luan não era consenso no clube, mas as conversas tiveram um avanço nos últimos dias, desde a classificação na Copa do Brasil, na última quarta-feira. Neste caso, o Grêmio encontrou um modelo de negócio aprovado tanto pelo departamento de futebol quanto pelo Conselho de Administração.
Luan aceitou redução salarial – atualmente, ele recebe cerca de R$ 800 mil no Corinthians. O valor não foi revelado, mas o Grêmio entende que será um investimento de baixo custo e, como toda aposta, pode dar certo ou não. Além disso, o clube gaúcho pode fazer um contrato de menor duração e com possibilidade de renovação ao final do vínculo.
Mas para o negócio se concretizar, o jogador ainda tenta a liberação do Corinthians, clube que detém seus direitos econômicos. O contrato do meia-atacante com o clube paulista vai até o final deste ano.
Um dos motivos que fez o Grêmio apostar no retorno de Luan é a relação próxima que ele tem com o técnico Renato Portaluppi. O interesse partiu primeiro do treinador, que acredita que sob seu comando o jogador pode volta a desfilar o bom futebol que o fez ser Rei da América, na Libertadores de 2017.
Mas, internamente, houve divergência antes de o clube decidir ir adiante na negociação. Alguns dirigentes eram contrários ao retorno de ex-camisa 7, que não atua em alto nível há alguns anos e possui histórico de problemas extracampo. Luan não joga desde novembro do ano passado, quando estava emprestado ao Santos.
O assunto ganhou corpo quando, dois dias antes do Grêmio encarar o Botafogo, Renato trouxe à tona a vontade de trazer o jogador de volta para Porto Alegre. Na mesma semana, ocorreu o episódio no qual Luan foi agredido por integrantes da torcida organizada do Corinthians dentro de um motel.
– O jogador que fez o que fez aqui não desaprende a jogar. Por isso digo que precisa dar carinho, ser pai, amigo, irmão, bom gestor, para você ter o jogador dentro de campo. Comigo, tudo que ele está fazendo em São Paulo fazia aqui também, é só você saber levar o jogador. Na hora de puxar a orelha, tem que puxar, na hora de dar carinho, tem que dar carinho. Mas para isso tem que ser um bom gestor – declarou Renato.
Luan tem contrato com o Corinthians até o fim do ano — Foto: Felipe Szpak
Luan deixou o Grêmio no final de 2019, quando foi vendido ao Corinthians por 5 milhões de euros (R$ 22,85 milhões, na cotação da época) por 50% dos direitos econômicos do atleta. Porém, nunca rendeu o esperado no Timão.
No segundo semestre do ano passado foi emprestado ao Santos, mas também não conseguir recuperar o bom futebol. Pelo Peixe, foram apenas oito partidas, um gol e uma assistência.
Nesta temporada, Luan sequer entrou em campo. Pelo Corinthians, ele não atua desde fevereiro do ano passado. O jogador está afastado dos treinamentos com o grupo e, também por isso, procura um novo rumo para a carreira.
Fonte: Ge