Empresa chinesa revela sistema semelhante ao SWIFT para stablecoins e CBDCs





Empresa chinesa revela sistema semelhante ao SWIFT para stablecoins e CBDCs

Investing.com – A iniciativa Blockchain baseada em Hong Kong introduziu a plataforma que eles desenvolveram para criptomoedas estáveis (conhecidas como stablecoins) e moedas digitais do banco central (CBDC, na sigla em inglês) durante o Fórum Econômico Mundial deste ano em Davos.

Chamada de Universal Digital Payments Network (UDPN), o projeto é semelhante ao sistema SWIFT. A característica marcante do projeto é que ele pode funcionar com stablecoins e CBDCs. A Ripple, que fornece serviços intermediários em pagamentos internacionais utilizando a tecnologia blockchain, parece ter ganho um novo concorrente com esta iniciativa.




Sistema de pagamento com tecnologia de ledger distribuído alternativo ao SWIFT

A empresa chinesa de infraestrutura Blockchain, Red Date Technology, disse estar trabalhando no projeto há cerca de 2 anos. A empresa também se destacou com seu trabalho na iniciativa nacional Blockchain Based Service Network (BSN) da China. Durante a introdução, foi declarado que a UDPN será semelhante à rede bancária da SWIFT, com a diferença de que nesta plataforma será utilizada a tecnologia de ledger especial distribuído (DLT) para stablecoins e CBDCs.

Os bancos a serem incluídos no sistema ainda não foram oficialmente anunciados

Embora os bancos que irão aderir ao sistema ainda não tenham sido anunciados, foi visto que funcionários de HSBC, Standard Chartered,Deutsche Bank, The Bank of East Asia e Akbank participaram do evento promocional da UDPN em Davos. Além disso, nenhuma informação foi dada sobre as stablecoins a serem utilizadas na plataforma, mas os ativos aceitos como métodos de pagamento no documento técnico da rede são vistos como stablecoins lastreadas em moedas fiduciárias e CBDCs. Isto mostra que nenhuma criptomoeda, incluindo Bitcoin, será utilizada no sistema.

Em uma declaração, os funcionários da Red Date sublinharam que não há relação entre seu projeto promovido UDPN e a Rede de Serviços Baseada em Cadeias (BSN) da China e disseram que a UDPN será um projeto descentralizado e gerenciado.

Fonte: Investing