EsportesFutebolVasco

Abel Braga devolve elogios a Barbieri e garante: “Torcedor do Vasco não vai sofrer mais”





 

Receba notícias do Vasco em tempo real pelo WhatsApp, Clique aqui!

Diretor técnico do Vasco, Abel Braga devolveu a gentileza de Maurício Barbieri em entrevista nesta sexta-feira e elogiou o treinador da equipe, por quem foi muito exaltado na quinta, depois da goleada por 5 a 0 sobre o Resende, em São Januário.

Abel lembra que conhecia o trabalho de Barbieri de tempo, desde que ele estava no Flamengo. E garante que o novo Vasco, que busca se reestruturar sob as rédeas da 777 Partners, está em boas mãos.

– Primeiro quero agradecer essa oportunidade, não poderia ter momento melhor para agradecer palavras tão gentis do Maurício. Que as pessoas precisam entender é que foram palavras gentis, mas tudo que aconteceu de mudança, escalação, maneira de jogar, estratégia, ele é o grande comandante. Quando ele me pede opinião, quando me pergunta “o que achou do treinamento”, eu digo “achei isso”. “Vou colocar esse jogador aqui, gostou?”. Eu dou minha opinião. Tudo é definido por ele – disse Abel em entrevista à “ESPN” nesta sexta.

– Ele é um cara extremamente estrategista. Analise bem: segunda-feira nós realmente não fizemos um bom jogo. Se nós perdemos o jogo para o Volta Redonda, não é essa coisinha fácil como falam. Mas se empatássemos aquele jogo, nós poderíamos agradecer a Papai do Céu porque não merecemos. Terça sem poder treinar, quarta, de tanto que ele ficou ali na sala dos analistas, ele resolveu como que ia fazer, de que maneira ia mudar as peças. E na quinta-feira faz uma atuação tão boa – acrescentou.




Abel Braga e Maurício Barbieri em treino do Vasco — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Abel Braga e Maurício Barbieri em treino do Vasco — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Abel reconheceu, também, que o argentino Manuel Capasso “está no radar” – nesta sexta, o zagueiro deu entrevista dizendo que aguarda apenas a regulamentação dos documentos para viajar para o Rio de Janeiro. O diretor do Vasco ainda disse ter a certeza de que o torcedor do Vasco “não vai sofrer mais”.

– O Maurício eu já tinha enfrentado um Fla-Flu em Brasília. Teve um jogador do Flamengo que começou a fazer uma gracinhas, eu falei: “Maurício, avisa aí para baixar a bolinha”. E ele na hora chamou atenção do jogador, foi incrível. E a partir dali passei a admirá-lo. Mas vamos lá: esse cara pegou o Bragantino na zona de rebaixamento, colocou numa Sul-Americana, no ano seguinte colocou numa Libertadores. Opa! Esse pensamento que ele tem nos interessa. Ontem veio uma recompensa, mas estamos começando a criar uma coisa que será forte. Que o time será forte, não tenha dúvida disso – disse.

“Coloquei uma coisa na cabeça: torcedor do Vasco não vai sofrer mais. Não tenha dúvida disso”, concluiu.

Veja outros pontos da entrevista de Abel:

 

Mais sobre Barbieri

– Isso vem provar que a coisa não estava ali dentro. O vasco contratou muito bem, o Vasco contratou jogador titular de Corinthians, de São Paulo, jogador do Atlético-MG. Hoje todo mundo tem esse prazer de vir jogar no Vasco. Mas eu não sou nada disso aí, não. Sou aquele cara que tenta passar aquilo que aprendi de positivo e aquilo que aprendi de negativo. Pelo tempo de experiência, é essa coisa que tento me relacionar com ele. Ele me dá liberdade com as perguntas, mas não tem nada. Tudo que está sendo feito é pelo valor e pela capacidade dele. O que mais nos alegra é o caráter que ele tem nessa relação com os jogadores, porque os jogadores entregaram tudo na segunda-feira, mas foi um dia ruim. Houve uma ou duas mudanças na equipe, mais questão emocional do que problema técnico ou tático. Essa mudança poderia ter acontecido na segunda-feira. Mas como saímos da segunda para quinta de forma tão positiva? Opa, tem dedo.

Seu papel como diretor

– A primeira coisa, eu vim com isso na minha cabeça e não vou abdicar dela em momento algum: eu vou fazer o possível e o impossível para que nenhum tipo de problema chegue ao Maurício. Porque eu gostaria que alguém tivesse feito isso comigo. Aqui não acontece, mas tem clube que tu trabalha que tu treina, treina, e o jogador: “E o salário? E o bicho?”. Você não tem que responder isso. Essas situações pontuais de um jogador que cai de produção, ou que não treinou bem, eu falo: “Maurício, acho que vou conversar com fulano”. Todos os jogadores com quem eu converso ele sabe.

Contratações

– Surpreendeu a todo mundo o Rodrigo. O Jair era do Atlético-MG, dispensa comentários. Lancei lá atrás no Inter. Momento atual do Pec torna ele o melhor jogador da equipe no momento. Podemos discutir sobre Pedro Raul? Nada. Orellano? Nada. Figueiredo, que está nas graças da torcida… Eu estive aqui em 2020. Complicado jogador querer vir para o Vasco, estou sendo sincero. Por quê? Notícia boa corre, a ruim corre muito mais. Hoje todo mundo quer vir para o Vasco. E nós temos acertado, isso que é bom. É um departamento de mercado e de análise muito bom. Se for aprovado, eles passam para o Paulo. Do Paulo, para mim e para o Maurício. E sempre a palavra final é do Maurício.