Internacional

Segundo ‘balão espião’ chinês sobrevoa a América Latina, diz Pentágono





Um segundo balão de espionagem chinês foi detectado cruzando sobre os céus de um país da América Latina, informou um porta-voz do Pentágono na noite desta sexta-feira. De acordo com a CNN, não está claro sobre qual país da região o balão está pairando, mas o objeto voador não parecia se dirigir aos Estados Unidos.

O secretário de Imprensa do Pentágono, brigadeiro-general Pat Ryder ,disse que o Departamento de Defesa estava ciente de relatos de outro balão “em trânsito na América Latina. Agora avaliamos que é outro balão de vigilância chinês.”

A nova denúncia reforça a acusação americana contra Pequim. Mais cedo, o anúncio da presença de um suposto balão de espionagem chinês que sobrevoa há pelo menos três dias o território dos EUA fez com que o governo americano adiasse a visita do chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado Antony Blinken, à capital da China, que aconteceria entre domingo e a próxima segunda-feira.

Nesta sexta, a China minimizou o incidente e lamentou a “entrada acidental” de um balão não tripulado no espaço aéreo americano. Blinken, por outro lado, chamou o ocorrido de um “ato irresponsável”.

Segundo o Pentágono, desde quarta-feira, os EUA monitoram um suposto “balão de coleta de informações” chinês, tendo enviado caças F-22 para rastrear o objeto, fazendo com que os voos fossem temporariamente suspensos no aeroporto de Billings, em Montana. A pedido do presidente Joe Biden, o Departamento de Defesa chegou a considerar abater o balão, mas voltou atrás devido aos riscos potenciais para as pessoas no solo.

A China, que já foi flagrada enviando balões de vigilância sobre os Estados Unidos em outras ocasiões, tentou diminuir as tensões com Washington. Depois de inicialmente dizer que precisava verificar as alegações sobre o balão, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores responsabilizou os ventos do oeste e a falta de controle do objeto pelo “sério desvio” para os EUA.

“[Ele é um] dirigível civil usado para fins científicos, principalmente meteorológicos, que havia desviado muito de seu curso planejado. O lado chinês lamenta a entrada acidental do dirigível no espaço aéreo dos EUA devido à força maior”, disse o porta-voz chinês em comunicado.

Mais cedo, o governo canadense informou que investigava um “potencial segundo incidente”, que não foi confirmado. Se isto vier a acontecer, serão já três detecções.




Na quarta-feira, quando o balão foi descoberto, o secretário de Defesa, Lloyd Austin III, chegou a convocar uma reunião de altos funcionários militares e de Defesa para discutir como lidar com a situação.

O balão de espionagem chinês detectado no céu dos Estados Unidos é um equipamento com sistemas de tecnologia que permitem vigiar secretamente e até rastrear dados sem permissão.

Segundo o Guardian, o veículo pode conter radares e ser alimentado por energia solar, além de sobrevoar a uma altura de 24 mil a 37 mil metros. O número é bem superior ao permitido para o tráfego aéreo comercial, em que os aviões nunca passam de 12 mil metros.

Fonte: O GLOBO