EsportesFutebolVasco

Atlético-MG estuda posições pedidas por Coudet e vai atrás de reforços; veja nomes tentados





O elenco do Atlético-MG ainda será completado no decorrer da temporada. A diretoria continua com a ideia de trazer, ao menos, um lateral direito e um zagueiro. O técnico Eduardo Coudet fez pedidos, estuda nomes para indicação, e o Galo chegou a apontar o radar para o mercado internacional.

Porém, a situação financeira delicada do Atlético é um grande obstáculo para fechar contratações de nomes mais consolidados. A janela do meio do ano será uma boa oportunidade para o Galo montar nova engenharia financeira e tentar se reforçar, e até mesmo tentar retomar sondagens feitas para alguns alvos de impacto (veja abaixo).

Nada impede, agora, com o aval de Chacho, o clube conseguir trazer peças defensivas visando a arrancada da Copa Libertadores, e a transição do Campeonato Mineiro para as outras competições nacionais. Tudo, entretanto, precisa caber no apertado orçamento.

O discurso interno é claro: é ilusão achar que o Galo irá despejar milhões no mercado, mas mapeia nomes que sejam aprovados pelo técnico argentino. E será um engano se o torcedor esperar a chegada de um nome “badalado”, no atual cenário.

Eduardo Coudet quer mais um zagueiro e lateral no Galo — Foto: Pedro Souza/CAM

Eduardo Coudet quer mais um zagueiro e lateral no Galo — Foto: Pedro Souza/CAM

Até o momento, o Atlético investiu menos de R$ 20 milhões (parcelados) para trazer Paulinho, Bruno Fuchs, Igor Gomes, Edenilson, Patrick e Paulo Henrique.

Na lateral direita, o Atlético sondou a situação de Hugo Mallo, espanhol de 31 anos, com contrato até junho, e atualmente na reserva do Celta de Vigo, ex-time de Coudet. Entretanto, neste momento, é um alvo descartado. Para a função, o time tem o experiente Mariano – perdeu parte da pré-temporada por incômodo na panturrilha -, contratou Paulo Henrique para compor o elenco, e poderá usar Edenilson.

Hugo Mallo é capitão e recordista do Celta em jogos da La Liga — Foto: Reprodução/Instagram

Hugo Mallo é capitão e recordista do Celta em jogos da La Liga — Foto: Reprodução/Instagram

Já na zaga, o Atlético investiu em um empréstimo por Bruno Fuchs, que chegou com titularidade ao lado de Jemerson. Ainda conta com Nathan Silva e Réver como reservas imediatos e terá o retorno de Igor Rabello no decorrer do ano, já que ele ainda trata de lesão no joelho. O elenco atual do Atlético tem 28 nomes, já considerando a venda de Calebe ao Fortaleza, sendo que Zaracho, Arana e Kardec seguem no DM.

“Eu não reclamo nada porque o clube tem tentado fazer de tudo. Sou agradecido à diretoria e sobretudo aos quatro investidores” – Coudet.

Alvos “internacionais”

Além de Hugo Mallo, o Atlético fez contato com o Benfica por Gilberto, no fim do ano passado, para ser o titular da posição enquanto Guga era vendido ao Fluminense. O clube português negou abrir negociações, ainda que Gilberto (29 anos) tenha perdido o status de titular absoluto dos encarnados.




O mesmo aconteceu com o Genk, da Bélgica, com Angelo Preciado, de 24 anos. O lateral do Equador, que disputou a Copa do Mundo, foi outro alvo do Atlético. Mas foi outra situação que não avançou.

– Tivemos que acelerar processos, por isso, Paulo Henrique, que estava em processo de adaptação, teve que avançar. Não pudemos dar o período de adaptação de vir a um clube como é o Atlético e toda a magnitude que isso significa. Tivemos que avançar porque não tínhamos Mariano – disse Coudet.

Angelo Preciado foi nome buscado pelo Atlético-MG — Foto: Santiago Arcos/EFE

Angelo Preciado foi nome buscado pelo Atlético-MG — Foto: Santiago Arcos/EFE

Na zaga, os nomes que o Atlético tentou trazer três brasileiros: Felipe, Juan Jesus e Luan Peres. Felipe, destaque do Corinthians no título do Brasileiro de 2015, saiu do Atlético de Madrid e assinou com o Nottingham Forest, da Inglaterra.

Juan, que é natural de BH e foi revelado no Inter, tem contrato no fim com o Napoli, líder do Campeonato Italiano. Porém, há opção de renovação por mais um ano, ainda que ele seja reserva da equipe. Já Luan Peres, que se destacou no Santos, foi negociado pelo Olympique de Marseille para o Fenerbahçe no início da atual temporada europeia, e voltou recentemente após lesão no joelho.

Fonte: GE