BrasilEconomia

Credores rejeitam oferta da Americanas com injeção de R$7 bi por acionistas de referência





Credores rejeitam oferta da Americanas com injeção de R$7 bi por acionistas de referência

SÃO PAULO (Reuters) – A Americanas (BVMF:AMER3) informou nesta quinta-feira que não conseguiu acordo com grandes credores financeiros após apresentar uma proposta que envolve aporte de 7 bilhões de reais por seus acionistas de referência, além de recompra e conversão de dívida.

O aporte em dinheiro de 7 bilhões de reais teria suporte dos acionistas Jorge Paulo Lemann, Carlos Sicupira e Marcel Telles. O valor considera financiamento de 2 bilhões “já aportado” divulgado na semana passada, que seria convertido em capital, disse a varejista.

A companhia ainda propôs a conversão de dívidas financeiras de cerca de 18 bilhões de reais, parte em capital e parte em dívida subordinada, e, adicionalmente, uma recompra de 12 bilhões.




A Americanas pediu recuperação judicial no mês passado com dívidas que ultrapassam 40 bilhões de reais, após revelar no início do ano inconsistências contábeis de cerca de 20 bilhões.

A apresentação da oferta nesta quinta-feira era largamente esperada no mercado, à medida que reunia a empresa, bancos e outros credores financeiros. A Americanas disse que o plano foi apresentado por seu assessor Rothschild & Co.

As ações da Americanas avançavam 7,1% na bolsa às 14h32, após terem sido suspensas para a divulgação do fato relevante. Antes, subiam 8,85%, já em meio a notícias sobre a reunião.

A varejista também disse esperar manter “discussões construtivas com seus credores em busca de uma solução sustentada que permita a continuidade de suas atividades”.

Fonte: Reuters