EsportesFutebolVasco

Pedro Raul é o atacante do Vasco com melhor início de temporada em 11 anos; veja os números





 

Receba notícias do Vasco em tempo real pelo WhatsApp, Clique aqui!

Pedro Raul vive um bom momento com o Vasco neste início de temporada: o atacante é o artilheiro da equipe em 2023, com seis gols em oito jogos. Além disso, já deu duas assistências. Há mais de uma década que um centroavante não começa tão bem assim sua história com a camisa do Vasco.

O ge analisou os números de todos os centroavantes que passaram pelo Vasco desde 2013 e comparou com os de Pedro Raul nos oito primeiros jogos de cada temporada.

A sequência atual do atacante é muito boa. Pedro Raul balançou as redes quatro vezes nos últimos três jogos. Além disso, dos seis gols que marcou no ano, quatro foram feitos em São Januário, onde ele disputou apenas duas partidas até aqui. Após a vitória por 4 a 1 contra o Boavista, na última segunda-feira, o jogador destacou o “match perfeito” com o estádio.




Foi um match perfeito. Pude fazer a estreia contra o Resende com dois gols, hoje mais dos gols, uma assistência. Foi uma excelente partida de toda a equipe, são três vitórias seguidas. Isso nos dá confiança para chegar mais fortes e motivados no clássico.
— disse Pedro Raul

Poderia haver ainda mais gols nessa conta, é verdade. A torcida andou puxando a orelha do atacante por causa de algumas chances perdidas, em especial na vitória sobre o Trem-AP, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o camisa 9 lamentou muito e disse que queria ter voltado de Brasília com pelo menos “três ou quatro” gols.

gol de Pedro Raul, Vasco x Boavista — Foto: André Durão / ge

gol de Pedro Raul, Vasco x Boavista — Foto: André Durão / ge

O jogador também soma duas assistências na temporada – uma para Gabriel Pec, contra a Portuguesa, e outra para Jair, contra o Nova Iguaçu. Com isso, são oito participações em gol em oito jogos. Nenhum atacante do Vasco na última década conseguiu superar este início do camisa 9 no mesmo recorte de partidas.

Gilberto, ex-Bahia e hoje no Cruzeiro, teve números próximos ao de Pedro Raul. Em 2015, o atacante viveu uma rápida passagem pelo Vasco antes de se transferir para o Chicago Fire, dos Estados Unidos. Em 26 jogos, ele balançou as redes nove vezes – sete delas nas primeiras oito partidas, mas sem nenhuma assistência. Cano, por exemplo, também teve um bom início de temporada em 2021. Foram seis gols e uma assistência no mesmo recorte de jogos que Pedro Raul.

O último jogador que participou de tantos gols como o atual 9 do Vasco foi Alecsandro, em 2012. O jogador balançou as redes oito vezes nas primeiras quatro partidas. Antes disso, apenas Romário, em 2007, teve mais participações: 11 gols em 8 jogos.

Atacantes com mais participações em gols pelo Vasco, no início de temporada, nos últimos 11 anos:

  1. Pedro Raul (2023) e Alecsandro (2012) – seis gols e duas assistências em oito jogos e oito gols em oito jogos, respectivamente
  2. Cano (2021) – seis gols e uma assistência em oito jogos.
  3. Gilberto (2015) – sete gols em oito jogos.
  4. Raniel (2022) e André (2013) – cinco gols em oito jogos.
  5. Cano (2020) – quatro gols em oito jogos.
  6. Andrés Rios (2018) – dois gols e duas assistências em oito jogos.
  7. Thales (2014 e 2015) – três gols em oito jogos.
  8. Luís Fabiano (2017) e Ribamar (2019) – um gol em oito jogos.

Melhor início pessoal

 

Este também é o melhor início de temporada da carreira de Pedro Raul. O atacante superou a marca alcançada em 2019, quando defendeu as cores do Atlético-GO. Naquele ano, foram seis gols nos oito primeiros jogos, no entanto, sem distribuir assistências. Ano passado com o Goiás, por exemplo, foram somente dois gols e uma assistência no mesmo recorte de partidas – mesmo assim, o jogador terminou a temporada com 26 bolas na rede.

Em papo com a Vasco TV, o atacante comentou sobre a felicidade de estar vivendo este bom momento no clube. Para ele, é evoluir para ir “minimizando os erros”.

– O atacante vive de gols independente se da assistências ou se joga bem. Então, eu estou muito feliz de poder estar ajudando a equipe, meus companheiros, de poder estar fazendo parte deste processo que o Vasco está vivendo. Eu acho que é nítida a evolução que estamos tendo. É um início, temos uma longa caminhada pela frente, mas estou muito feliz.




– Eu sei da importância que eu tenho para o Vasco. Tenho uma pressão minha de estar sempre melhorando, sei que fiz um excelente 2022, mas ficou no passado. Sei que tenho que estar sempre evoluindo para melhorar ainda mais. Eu me cobro muito para estar minimizando os erros – completou.

Pedro Raul comemora gol pelo Vasco — Foto: André Durão

Com Pedro Raul entre os titulares, o Vasco volta a campo no próximo domingo, às 18h10, contra o Flamengo, no Maracanã. O atacante, inclusive, já disse que quer deixar sua marca no clássico.

– É um jogo à parte, clássico é outro tipo de jogo. A gente vai preparar bem essa semana, descansar, recuperar e ver o que o professor Maurício tem para passar. Sei que fazer gol em clássico te deixa marcado, então com certeza vou procurar fazer um gol no domingo.

Fonte: GE