EsportesFutebolVasco

Contratado para ser a sombra de Pedro Raul, veja como Rwan Cruz pode ajudar o Vasco





Receba notícias do Vasco em tempo real pelo WhatsApp, Clique aqui!

Único reforço do Vasco até o momento após a participação no Campeonato Carioca, Rwan Cruz chega ao clube para fazer sombra a Pedro Raul. Mas quem é e como joga o centroavante que é aposta do departamento de futebol para encorpar o elenco no Campeonato Brasileiro?

O reforço teve a primeira chance no time em jogo-treino no CT Moacyr Barbosa, na última segunda-feira. Rwan substituiu Eguinaldo e marcou um dos gols da vitória por 5 a 1 sobre o Tupi (veja no vídeo abaixo). Ele será apresentado oficialmente no início da tarde desta quarta-feira.

O centroavante de 21 anos, que estava no Santos, acertou por empréstimo até dezembro. Caso queria adquirir o jogador em definitivo, o time carioca terá de pagar US$ 1,5 milhão por 80% do atleta. Natural do Recife, Rwan iniciou a carreira na base do Sport, mas rodou por outros clubes e até se arriscou em outras profissões antes de desembarcar no Rio.

Pandemia quase encerrou carreira do atacante

Rwan começou cedo a lutar pelo sonho de virar jogador profissional, enfrentou dificuldades e quase desistiu de tudo quando veio a pandemia. Em 2020, após disputar a Copinha pelo Flamengo de Guarulhos, o atacante retornou para Recife. Nesse período ele voltou a ajudar o pai, que trabalha com construção. Durante o dia ele ia para as obras e à noite treinava na praia de Piedade, no Recife.

– Um momento difícil porque estava chegando a idade, estava ficando um pouco velho. Comecei a trabalhar com meu pai, que é pedreiro. Muitas pessoas falavam para eu desistir. Mas era o meu sonho, o da minha família. Passei tanto tempo traçando isso, para chegar agora, na hora do vamos ver, e desistir? Não. Comecei a ir para a praia treinar, sozinho, fazer o que dava – contou Rwan em entrevista ao ge no ano passado.

Antes de chegar à Vila Belmiro, Rwan teve passagens por Figueirense e Flamengo de Guarulhos. Quando voltou para o Recife para trabalhar como ajudante de pedreiro, o centroavante recebeu o convite do Santos para um teste e aproveitou bem a chance. Hoje, ele comemora a chegada ao Vasco para a disputa da Série A.

– Estou muito feliz em vestir essa camisa tão pesada, onde passaram grandes ídolos. Estar aqui no Vasco para mim hoje é uma grande honra. É um clube que eu sempre acompanhei desde pequeno. Sei da grandeza do Vasco. Quando surgiu a oportunidade de vir para cá, logo me imaginei com essa camisa e não pensei duas vezes. Queria muito, era um desejo meu estar aqui hoje – disse Rwan à Vasco TV.

Rwan (centro) comemora seu gol contra o Atlético-MG, no Mineirão — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Rwan (centro) comemora seu gol contra o Atlético-MG, no Mineirão — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Trajetória e características

Rwan Cruz começou a jogar bola aos seis anos, ainda nas ruas do Recife, onde nasceu. Chegou a ganhar uma chance no Náutico, mas a distância do local onde morava e as dificuldades financeiras atrapalharam a sequência. Quando trocou o Timbu pelo Sport, conseguiu mais apoio para seguir o sonho de ser jogador profissional. Pelo Leão, foi campeão estadual no sub-17 e ganhou destaque em outras competições.

Foi em 2022, quando chegou ao Santos, que Rwan começou a ganhar uma maior projeção. Destaque do Peixe na Copinha, com seis gols, foi incorporado ao elenco profissional, mas recebeu poucas oportunidades.

– O Rwan chegou ao Santos e já se destacou na Copa São Paulo de 2022. A torcida fez uma força para que ele renovasse, o que acabou acontecendo, com um contrato até 2024. Ele passou a ser relacionado para os jogos do profissional, mas nunca conseguiu repetir o desempenho que teve na base. Não só por culpa dele – analisou Bruno Giufrida, setorista do Santos no ge.

– Na maioria das vezes ele foi escalado fora de posição. Ele é centroavante, mas os técnicos costumavam usá-lo na ponta, principalmente o Fabían Bustos. A trajetória dele no profissional não foi a esperada. A situação do Santos também não colabora. Foram muitas mudanças de técnico, crises, briga contra o rebaixamento – acrescentou.

Apesar das poucas oportunidades, Rwan teve seus momentos de destaque no Santos. O principal talvez tenha ocorrido no Mineirão, em junho do ano passado, quando começou como titular e foi o destaque no empate com o Atlético-MG, fora de casa. Na ocasião, ele fez uma boa partida, carimbou a trave e marcou o gol de empate em cobrança de pênalti.

O jornalista que acompanhou Rwan de perto também citou as características do centroavante e destacou o jogo aéreo do novo reforço do Vasco.

– O Rwan é bom finalizador, principalmente pelo alto. Ele é alto (1,87m), sobe bem, tem uma boa impulsão e se destacou na base do Santos fazendo gols de cabeça. Ele não é aquele centroavante que fica parado na área. O Rwan não chega a participar muito da criação de jogadas, mas sai para fazer o pivô e se apresenta bastante. Mas com algumas limitações, tanto que ele não conseguiu se destacar no profissional – disse Giufrida.

O próprio Rwan Cruz também falou sobre suas características e se colocou à disposição para jogar em outras posições do ataque.

– Sou um atacante rápido, tenho boa movimentação, jogo mais de 9, mas quem me conhece sabe que eu faço outras funções, jogo como extremo, falso 9… Já joguei nessa posições. Onde puder ajudar, vou dar o meu máximo por esse clube – concluiu o centroavante.

Fonte: Ge