EsportesFutebolVasco

Volante ou meia de criação? Veja como Carabajal pode jogar no Vasco



Receba notícias do Vasco em tempo real pelo WhatsApp, Clique aqui!

No apagar das luzes, Gabriel Carabajal chega ao Vasco como último reforço da primeira janela de contratações da era SAF. Ele assinou contrato por empréstimo até o fim da temporada e deve ser anunciado em breve pelo clube.

O Vasco será o segundo clube do argentino de 31 anos no Brasil. Ele vem do Santos, onde chegou em agosto de 2022 e não conseguiu corresponder às expectativas. No Rio, a aposta é que o meia retome a boa fase que viveu no Argentinos Juniors nas últimas duas temporadas.

A pergunta do torcedor vascaíno nesse primeiro momento é sobre como Carabajal vai se encaixar no meio-campo do Vasco. Ele joga como volante ou como um meia armador?

No Santos, o jogador era visto como um meia ofensivo, onde ele jogou mais aberto pelo lado esquerdo – uma das funções que o argentino gosta de exercer.

– Meio-campista de formação, Carabajal chegou ao Santos afirmando que tinha a preferência de atuar aberto pelo lado esquerdo. Nas vezes em que jogou, o argentino quase sempre atuou por aquela faixa de campo, mas não conseguiu protagonismo ofensivo por dividir o setor com o atacante Soteldo – comentou Yago Rudá, setorista do Santos no ge.

Carabajal no Santos:

  • 2022: 8 jogos (7 como titular) e 1 gol
  • 2023: 4 jogos (2 como titular)

Na Argentina, Carabajal atuava numa espécie de terceiro homem de campo, um camisa 8, papel que hoje é desempenhado por Jair e Andrey no time de Maurício Barbieri. Carabajal chega ao Vasco, então, para disputar uma vaga no meio, como um volante com chegada à frente.

– Ele é um jogador muito técnico e que pega bem na bola. Procura sempre o contato com a bola, para ser o elo entre os meias e os atacantes. É um meio-campista com muitos gols, principalmente de longa distância ou bola parada. A posição que melhor lhe encaixa é a de um meia de ligação. Foi muito importante para o Argentinos Juniors, esteve perto de retornar nesta janela, mas o Santos não quis – destacou o jornalista argentino Nehuen Arrigo, do portal “Pasión Paternal”.

Aos 31 anos, o argentino é um jogador mais pronto e experiente, perto daquilo que a torcida exigia da diretoria do Vasco. Mas, pelo baixo rendimento no Santos, é considerado ainda uma aposta do departamento de futebol, que segue de olho em um camisa 10 de mais nome no mercado.

– Foi uma grande perda para o Argentinos na época. Eles não queriam vendê-lo, mas foi uma decisão dele sair. Ele tem boa finalização, fez muitos gols de longa distância. É um jogador que carrega muito bem a bola, com ótima leitura para passes infiltrados e que costuma se posicionar do meio para a esquerda – avaliou Franco Figallo, jornalista que acompanha o Argentinos Juniors.

– Gabriel Milito (treinador do Argentinos) também o usou em alguns jogos mais atrás, como um segundo camisa 5 (junto com outro meio-campista). Mas ele se destacou muito mais como um meia-ponta, e no final de sua passagem fez muitos gols assim – completou o argentino.

Carabajal no Argentinos Juniors:

  • 2021: 40 jogos (25 como titular), 4 gols e 6 assistências
  • 2022: 29 jogos (26 como titular), 3 gols e 2 assistências

O Santos pagou cerca de R$ 8 milhões ao Argentinos Juniors para contar com Gabriel Carabajal e receberá do Vasco R$ 500 mil por um empréstimo, com opção de compra, até o fim desta temporada. Na época de sua contratação, os santistas se mostraram muito empolgados com a chegada do meia, que acabou não se encaixando no estilo de jogo do Peixe.

– Na prática, com a camisa do Peixe, Carabajal desempenhou um papel tático importante para a equipe e não teve espaço para apresentar seu estilo de jogo ofensivo. O meia chegou a ser o responsável pela bola parada do Santos em faltas e escanteios e, embora não tenha dado nenhuma assistência, levou perigo ao gol adversário neste tipo de jogada – pontuou Yago Rudá.

– Em janeiro deste ano, ainda na pré-temporada, vinha sendo um dos destaques nos jogos-treino. Porém, assim como havia acontecido em 2022, não conseguiu espaço na concorrência direta com Soteldo e depois Mendoza. Apenas quando o técnico Odair Hellmann mudou o esquema tático, Carabajal ganhou minutos em campo. Contudo, se lesionou logo na sequência – acrescentou o jornalista.

As principais características de Carabajal o colocam na função de um meio-campista criativo, com bom passe e lançamento, controle de bola, finalizações de média e longa distância e boa bola parada – esta última qualidade o credencia a preencher a vaga de Nenê, que nos últimos tempos não vinha jogando como um camisa 10 de fato no Vasco.

A expectativa é que a adaptação no Vasco seja mais tranquila, até porque o modelo proposto por Maurício Barbieri se encaixa no perfil de Carabajal. O de um time que sabe jogar pelo chão, faz triangulações, aposta na saída e nas transições. O argentino tem tudo para ajudar.

Fonte: Ge