CelebridadesInternacional

O beijo polêmico do Dalai Lama em uma criança

redmi


Dalai Lama é um dos líderes espirituais mais conhecidos e respeitados do mundo. Ele é considerado a reencarnação de seus 13 antecessores e o principal representante da escola Guelupa do budismo tibetano. Ele vive no exílio na Índia desde 1959, após uma revolta fracassada contra as forças de ocupação chinesas no Tibete. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989 por sua luta pacífica pela liberdade e autonomia de seu povo.

No entanto, recentemente ele se envolveu em uma grande polêmica que abalou sua imagem de sabedoria e bondade. Em fevereiro de 2023, durante um evento na cidade de Dharamshala, no norte da Índia, ele beijou na boca uma criança de oito anos e pediu para ela “chupar” sua língua, em um gesto que foi considerado abusivo e repugnante por muitas pessoas.

O vídeo do episódio viralizou nas redes sociais e gerou uma onda de críticas e indignação. Muitos famosos se manifestaram contra o ato do Dalai Lama, como Xuxa, Juliana Paes, Felipe Neto e Marcos Mion. Eles condenaram a atitude do líder espiritual e pediram justiça para a vítima e sua família. Alguns grupos de direitos da criança também se pronunciaram sobre o caso e exigiram uma investigação.

Em resposta à repercussão negativa, o escritório do Dalai Lama emitiu um comunicado pedindo desculpas pelo incidente. Ele afirmou que o líder espiritual costuma brincar com as pessoas que conhece de forma inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras. Ele disse que lamentava a dor que suas palavras podem ter causado e que não tinha intenção de ofender ou machucar ninguém.


No entanto, muitos não aceitaram o pedido de desculpas e questionaram a credibilidade e a moralidade do Dalai Lama. Eles argumentaram que o beijo não foi uma brincadeira, mas um abuso infantil, que viola os direitos humanos e a dignidade da criança. Eles também apontaram que o gesto não tem relação com a cultura tibetana, que costuma mostrar a língua como sinal de respeito ou saudação.

O caso do beijo do Dalai Lama em uma criança é um exemplo de como uma figura pública pode perder sua reputação e seu prestígio por causa de um ato impróprio e inaceitável. O líder espiritual, que sempre pregou a paz e a compaixão, agora enfrenta uma grave crise de imagem e confiança. Ele terá que lidar com as consequências legais, sociais e espirituais de seu erro.