Dicionário das FrutasLetra A

Saiba tudo sobre o Abacaxi ou ananás – Dicionário das Frutas

Free Pineapple Grass photo and picture

Nome científicoAnanas comosus

O que é o abacaxi ou ananás?

O abacaxi ou ananás é uma fruta tropical da família das bromeliáceas, que tem origem na América do Sul, especialmente no sul do Brasil e no Paraguai. O seu nome vem do tupi “ananás”, que significa fruta saborosa, ou “iuaka’ti”, que significa fruta cheirosa . O abacaxi é uma planta que pode chegar a 80 cm de altura, com folhas duras e espinhosas, e que produz um fruto composto por várias partes chamadas “frutilhos”, que se unem em torno de um eixo central.

Quais são os benefícios do abacaxi ou ananás?

O abacaxi ou ananás é uma fruta rica em vitaminas A, C, complexo B e E, além de minerais como cálcio, magnésio e potássio. Ele tem propriedades diuréticas, depurativas, anti-inflamatórias, antialérgicas e digestivas, graças à presença de uma enzima chamada bromelina, que ajuda a decompor as proteínas e a reduzir o inchaço . O abacaxi ou ananás também é fonte de fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e a prevenir a prisão de ventre. Além disso, ele tem ação antioxidante, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele.

Como escolher e consumir o abacaxi ou ananás?

Para escolher um bom abacaxi ou ananás, é preciso observar alguns aspectos, como a cor, o aroma e a textura da casca. Um fruto maduro deve ter uma cor amarela ou alaranjada, um aroma intenso e doce e uma casca que cede um pouco à pressão dos dedos. O abacaxi ou ananás deve ser mantido em local fresco e seco, fora da geladeira, e preferencialmente envolvido em plástico para conservar a sua umidade. Ele pode ser consumido ao natural, em saladas de frutas, sucos, doces, bolos, tortas ou como acompanhamento de carnes e peixes.

Free Pineapple Beach photo and picture