EsportesFutebolVasco

Vasco acelera renovações de promessas e tenta evitar novo “caso Andrey”

copos-vasco



Receba notícias do Vasco em tempo real pelo WhatsApp, Clique aqui!

Uma das principais apostas do Vasco para os próximos anos, Marlon Gomes recebeu das mãos de Josh Wander (sócio-fundador da 777 Partners), na última terça, uma camisa com o número 26, em referência à extensão de seu vínculo com o clube até 2026. No novo acordo, o clube adquiriu mais 15% e agora detém 85% dos direitos econômicos do meia de 19 anos – o Nova Iguaçu segue dono dos outros 15%.

Renovar os contratos dos jovens jogadores tem sido uma política da empresa desde que assumiu o controle do futebol do clube no ano passado. A ideia é evitar novas negociações arrastadas, como aconteceu com Andrey Santos, em que o Vasco se viu fragilizado por conta da proximidade do fim do vínculo.

Marlon Gomes recebe a camisa 26 do Vasco de Josh Wander — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Marlon Gomes recebe a camisa 26 do Vasco de Josh Wander — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Desde que adquiriu 70% da SAF do Vasco, em setembro, a 777 Partners deixou claro que, além do investimento em novas contratações, reforçar o elenco passaria também pela segurança no contrato de promessas da base que estão nos planos para os próximos anos. Nos últimos meses, dez “crias” do elenco profissional tiveram seus vínculos renovados pelo departamento de futebol, além de outras joias da base. Hoje o Vasco considera que todas suas maiores promessas têm contratos fortes e seguros.

Jovens com contrato renovado pela SAF:

  • Volante Andrey Santos (09/27) – posteriormente vendido ao Chelsea-ING
  • Goleiro Alexander (09/25) – posteriormente emprestado ao Avaí
  • Goleiro Halls (03/24)
  • Zagueiro Zé Vitor (12/26)
  • Volante Rodrigo (11/24) *
  • Volante Barros (12/26)
  • Meia Marlon Gomes (12/26)
  • Atacante Figueiredo (12/26)
  • Atacante Erick Marcus (12/27)
  • atacante Rayan **
  • atacante Eguinaldo ***

 

Rodrigo teve valorização salarial e valor da multa aumentado, mas o vínculo segue até 11/24.
** ainda não foi integrado definitivamente ao elenco profissional, mas é a atual maior promessa das categorias de base.
*** teve o contrato renovado um pouco antes de a 777 assumir o controle, mas com aval da empresa.

Um mês antes de a SAF assumir de fato, o Vasco chegou a um acordo para comprar 70% dos direitos econômicos de Eguinaldo, que teve importante participação na Série B de 2022. Na ocasião, o atacante teve contrato renovado até 2027 e, apesar de a negociação ter sido tocada pelo clube, a 777 deu o aval para que o departamento de futebol firmasse o compromisso.

No início de abril, em reunião do Conselho de Administração com participação de Josh Wander, dono da 777, a SAF reforçou o plano de renovar com as principais promessas do Vasco.

Evitar “caso Andrey”

Além de valorizar jogadores que já têm entregado no time principal, o objetivo é não correr risco de perder jogadores em fim de contrato. A maioria das renovações concluídas pela SAF busca evitar um episódio parecido com o de Andrey Santos, que teve processo conturbado de renovação antes de ser vendido ao Chelsea na última janela.

Renovação de Andrey foi um dos primeiros atos da SAF do Vasco. Volante foi negociado meses depois com o Chelsea — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Renovação de Andrey foi um dos primeiros atos da SAF do Vasco. Volante foi negociado meses depois com o Chelsea — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Com contrato até agosto deste ano, Andrey começou a conversar com o Vasco pela renovação no primeiro semestre de 2022. Com a necessidade de segurar o cria, o clube se viu enfraquecido nas conversas, que só andaram após a chegada da SAF. De qualquer forma, não foi uma negociação simples. Por isso, a ordem agora é buscar os acordos com antecedência.

Dos jogadores citados acima, apenas os goleiros Alexander e Halls tinham contratos se encerrando no fim do ano passado. Os demais tinham vínculos até 2024 ou 2025, e o Vasco agiu cedo para garantir a permanência dos crias.

Titular e destaque do Vasco na temporada, Gabriel Pec teve o contrato renovado em fevereiro do ano passado, antes da chegada da SAF. O vínculo do atacante vai até dezembro de 2025.

Entre os crias, o jogador com menos tempo de contrato hoje no profissional é Miranda, que tem vínculo válido até o fim deste ano. O jogador atuou em nove jogos na temporada 2023 e hoje é a terceira opção de Barbieri na posição de zagueiro pela direita, que tem Robson e Capasso à frente.

Base também é foco

A SAF também tem olhado para a base com atenção. A estratégia é renovar com atletas mais badalados, como os que são constantemente convocados para as seleções de base.

Rayan, do Vasco, comemora gol na final contra o Flamengo, no Carioca Sub-17 — Foto: Matheus Lima / CRVG

Rayan, do Vasco, comemora gol na final contra o Flamengo, no Carioca Sub-17 — Foto: Matheus Lima / CRVG

Em dezembro de 2022, por exemplo, o Vasco assinou contrato profissional com o atacante Rayan até o fim de 2025 – ele é uma das principais promessas do clube e acabou de ser campeão e artilheiro do Sul-Americano sub-17, com a seleção brasileira.

O goleiro Allan Vitor, do sub-20, renovou até novembro de 2025. Desde o fim do ano passado, a SAF também assinou contratos profissionais com 14 jogadores da base.

Outro destaque da base, GB chegou a abrir conversas sobre renovação, mas as tratativas parram por conta de uma grave lesão do atacante, que só deve retornar aos gramados na próxima temporada. O atual vínculo vai até 2025.

Fonte: Ge