EntretenimentoNovelas

Travessia: 8 perguntas que serão respondidas na última semana


Travessia conta a saga de Brisa (Lucy Alves), que viu sua vida desmoronar após o marido, Ari (Chay Suede), deixar o Maranhão para acompanhar Dante (Marcos Caruso) ao Rio de Janeiro, onde o professor faria um tratamento médico. Mas, na Cidade Maravilhosa, o rapaz conheceu Chiara (Jade Picon), se encantou com a vida de luxo da influenciadora e… nunca mais voltou à terra natal. Desde então, ele traiu, mentiu, roubou, foi preso e está metido numa teia de horror difícil de escapar.

Já a maranhense, coitada, sofreu bastante até aqui. Foi presa injustamente, investigada por sequestro de crianças, engatou um romance turbulento com Oto (Romulo Estrela) e perdeu até os direitos como mãe do filho. Mas, fora a história do quarteto principal, a trama de Gloria Perez abordou muitos outros assuntos e a trajetória de diversos personagens se entrelaçaram ao longo dos 170 capítulos que já foram ao ar. O final é na próxima sexta, 5/5, e a última semana promete grandes emoções. Além, claro, da elucidação de alguns mistérios que ainda pairam no ar. O gshow selecionou oito deles. Confira:

Os problemas dos casais Ari e Chiara e Brisa e Oto serão resolvidos ao longo da última semana de Travessia — Foto: Globo/Estevam Avellar/João Miguel Júnior

Os problemas dos casais Ari e Chiara e Brisa e Oto serão resolvidos ao longo da última semana de Travessia — Foto: Globo/Estevam Avellar/João Miguel Júnior

1. Brisa conseguirá provar ser mãe de Tonho?

Tonho e Brisa, em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Tonho e Brisa, em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Quem acompanha a trama de Gloria Perez sabe que a maranhense é, sim, mãe de Tonho (Vicente Alvite). Até Ari, seu ex-marido vilão, já admitiu que presenciou o nascimento do filho. Mas Brisa precisa provar à Justiça para recuperar os direitos sobre Tonho, que ela perdeu depois que três exames de DNA, feitos por eles, deram negativo. No capítulo de amanhã, 1/5, Bia (Clara Buarque) explica que tudo indica que Brisa possui uma condição genética rara, chamada quimerismo e que faz com que a pessoa tenha dois códigos genéticos. Mas o que o juiz achará dessa história?

2. Chiara dará o filho que espera em adoção?

Jade Picon grava cena de Chiara grávida e brinca ao ver imagem de bebê em ultrassom: 'É de verdade' — Foto: Reprodução/Instagram

Jade Picon grava cena de Chiara grávida e brinca ao ver imagem de bebê em ultrassom: ‘É de verdade’ — Foto: Reprodução/Instagram

A moça levou um golpe de Ari, pôs fim ao noivado com ele e, logo depois, descobriu estar grávida. O ódio tomou conta dela e Chiara jurou que não criaria o herdeiro do golpista de jeito nenhum. E mais do que isso: ela armou tudo para entregar o filho a Vera (Francisca Queiroz), às escondidas do pai da criança. Agora está chegando a hora de saber se ela terá coragem de abrir mão do próprio filho.

Júlia está preocupada com o fato de Vera querer acompanhar gravidez e comenta com Chiara

3. Como Chiara vai reagir ao saber que é filha de Moretti?

Chiara e Moretti, em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Chiara e Moretti, em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Faz tempo que Chiara procura informações sobre a mãe que morreu após o parto dela. A influenciadora descobriu que Guerra (Humberto Martins) mentiu sobre o fato de Bianca Rossi – como ela acredita se chama a mãe – nunca trabalhou na empresa que o pai dissera. Também já sabe que Débora foi noiva do empresário e que o traiu com Moretti (Rodrigo Lombardi), com quem teve um filho. E vale lembrar que o único encontro que teve com o vilão, seu pai biológico, acabou em discussão. Agora falta juntar as ‘peças’ para descobrir, finalmente, que ela é fruto da traição da mãe. Já sabemos que isso acontece apenas no último capítulo da trama de Gloria Perez e que vai rolar até uma cena entre Débora e Chiara, mas… será que a moça perdoará Guerra por ter mentido para ela a vida toda? Será que ela vai cair nos braços de Moretti e chamá-lo de “papai”?

Moretti faz intriga sobre Guerra para Chiara

4. Guerra vai reaver as ações da construtora roubadas por Ari?

Guerra e Ari, inimigos em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Guerra e Ari, inimigos em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Enquanto Guerra estava dopado no hospital, após sofrer um atentado orquestrado por Moretti, Ari se aproveitou do estado do então sogro, e descobriu onde estavam guardadas algumas folhas em branco assinadas por ele. Como se fosse pouco, o maranhense ainda fez Chiara assinar dois papéis em branco também, com a desculpa de dar autorização para Gil (Rafael Losso) estacionar o carro no clube onde a moça é sócia. Com isso, passou várias ações da construtora de Guerra para o seu nome e virou um dos sócios do negócio, e jura que as ganhou de presente. O empresário, claro, entrou na Justiça alegando que não estava lúcido quando deu o ‘caminho das pedras’ para o golpista e, agora, espera a decisão de um juiz para saber se consegue ou não reaver o patrimônio usurpado.

Cidália reage ao descobrir falcatrua de Ari

5. Ari se regenera?

Depois de ser preso duas vezes, qual será o final de Ari em Travessia? — Foto: Globo/Manoella Mello

Depois de ser preso duas vezes, qual será o final de Ari em Travessia? — Foto: Globo/Manoella Mello

Ari ‘chutou o balde’ da ética faz um tempo e, desde então, tenta justificar não só aos outro, mas também para si mesmo sobre o porquê de ter dado um golpe feito o que fez – leia-se: roubar ações da empresa do seu sogro enquanto ele estava em estado crítico no hospital. Sabemos que, pelo menos, o vilãozinho não é um assassino em potencial, já que a delegada Helô (Giovanna Antonelli) provou que ele não teve envolvimento no atentado contra Guerra. E, ao saber que Chiara espera um filho seu, o rapaz terá um motivo a mais para procurar uma possível redenção diante dos atos que cometeu, não é? Será?

Helô dá ordem de prisão a Ari

6. Pedófilo vai pagar pelos crimes que cometeu?

Cláudio Tovar interpreta o pedófilo de Travessia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cláudio Tovar interpreta o pedófilo de Travessia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O predador sexual (interpretado por Claudio Tovar) que atormentou Karina (Danielle Olímpia) já está no radar de Helô faz um tempo. E agora que a menina abriu o jogo com a polícia e a família, a delegada tem mais rastros ainda dele. O criminoso, primeiramente, pesquisava sobre as vítimas a partir dos gostos e curtidas nas redes sociais e, depois, utilizava um deepfake extremamente real para atraí-las. Com Karina, ele utilizou a admiração que a jovem nutria pela atriz Bruna Schuler (Giulia Buscacio) para fisgá-la. Com os problemas com a máfia já resolvidos, Helô entrará de cabeça neste caso.

7. Helô e Stenio vão reatar, afinal?

Helô e Stenio nunca se afastaram um do outro, mas resistem em assumir a relação, em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Helô e Stenio nunca se afastaram um do outro, mas resistem em assumir a relação, em Travessia — Foto: Reprodução/TV Globo

Olha, quando o assunto é sobre este casal, o “sim” e o “não” andam sempre lado a lado. O sequestro de Creusa (Luci Pereira) reaproximou a delegada do ex-marido, Stenio (Alexandre Nero) – se bem que eles nunca se afastaram, certo? Além do temperamento, outro fator que serve de incômodo à dupla é que constantemente eles estão em lados opostos: ela prende os vilãos; ele os solta. Mas quem sabe não encontram um equilíbrio, né? Não seria novidade, já que os dois já se casaram duas vezes, em Salve Jorge (2012), da mesma autora. Torcida é que não falta para a terceira união. E que o diga Creusa!

Helô e Stenio se beijam

8. Guida será perdoada por Guerra?

Guida tenta reconquistar Guerra na reta final de Travessia — Foto: TV Globo/Reprodução

Guida tenta reconquistar Guerra na reta final de Travessia — Foto: TV Globo/Reprodução

Guida (Alessandra Negrini) e Guerra formaram um casal, inesperadamente, compatível. De primeira, eram unidos pela rivalidade em comum que têm com Moretti. Mas a história deu liga. Ele pedia que a dondoca guardasse alguns segredos; ela não perguntava os porquês, e a química rolou. Só que o empresário se decepcionou quando descobriu que a parceira, com quem estava em vias de se casar, ajudou ao ex-marido. Guerra não pensou duas vezes e terminou. E mesmo Guida tentado reatar, o ricaço morre de saudade, mas não dá o braço a torcer. Quer dizer… pelo menos, por enquanto, né?

Guerra se incomoda em Guida falar sobre Moreti e Débora

Fonte: Gshow