EsportesFutebolVasco

Vasco x Bahia: equilíbrio marca os duelos no São Januário, pela Série A

copos-vasco



Receba notícias do Vasco em tempo real pelo WhatsApp, Clique aqui!
O Estádio São Januário, palco do jogo desta segunda-feira, entre Vasco e Bahia, pela terceira rodada da Série A, já recebeu 21 confrontos entre as duas equipes desde 1971, início da competição com o nome de Campeonato Brasileiro. Desde então, o equilíbrio marca o histórico, com seis vitórias para cada lado e nove empates.
Vasco x Bahia, pela Série B do ano passado — Foto: Daniel Ramalho / Vasco

A última partida entre as equipes na elite do Brasileirão foi disputada em 31 de janeiro de 2021, válida pela Série A 2020, e terminou em um empate sem gols. Na edição 2019 do campeonato, o Tricolor venceu por 2 a 0, com gols de Gilberto e Nino Paraíba. O último triunfo vascaíno foi um 2 a 1, com gols de Yago Pikachu e Marrony (Gilberto diminuiu), em 2018.

Na era dos pontos corridos, também há equilíbrio no confronto em São Januário, com dois triunfos de cada clube e três empates em sete jogos.

Vasco x Bahia em São Januário na era dos pontos corridos
 

Jogo Resultado Ano do Brasileirão
Vasco 0 x 0 Bahia Empate 2020
Vasco 0 x 2 Bahia Vitória do Bahia 2019
Vasco 2 x 1 Bahia Vitória do Vasco 2018
Vasco 2 x 1 Bahia Vitória do Vasco 2017
Vasco 0 x 4 Bahia Vitória do Bahia 2012
Vasco 1 x 1 Bahia Empate 2011
Vasco 1 x 1 Bahia Empate 2003

Situações diferentes no campeonato

O confronto desta segunda-feira colocará frente a frente duas equipes em momentos distintos na Série A, apesar do pouco tempo de competição. O Vasco acumula uma vitória e um empate em duas rodadas, contra Atlético-MG e Palmeiras, respectivamente, enquanto o Bahia foi derrotado por Bragantino e Botafogo.

Na atual realidade do Vasco, vencer a partida pode servir para terminar a terceira rodada no G-4. Já o Bahia buscará o primeiro triunfo para sair da zona de rebaixamento.

Desempenho do Vasco até agora:

Atlético-MG 1 x 2 Vasco – 1ª rodada
Vasco 2 x 2 Palmeiras – 2ª rodada

Desempenho do Bahia até agora:

Bragantino 2 x 1 Bahia – 1ª rodada
Bahia 1 x 2 Botafogo – 2ª rodada

Últimos confrontos

Os últimos jogos entre Vasco e Bahia aconteceram pela Série B do ano passado. No São Januário, o Vasco venceu por 1 a 0, com gol de Figueiredo. Na Arena Fonte Nova, deu Bahia: vitória por 2 a 1, de virada, com gols de Quintero (contra) e Ricardo Goulart, após o gol cruz-maltino de Goulart (contra).


Os dois times subiram para a Série A, com o Bahia na terceira posição e o Vasco em quarto, ambos com 62 pontos.
Jacaré e Andrey Santos em Bahia x Vasco — Foto: Renan Oliveira/AGIF

Vale lembrar que Vasco e Bahia se enfrentam nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino tem quatro pontos e mira o G-4; o Tricolor ainda não pontuou e quer deixar a zona de rebaixamento.

Fonte: ge