EsportesFutebolVasco

Sem Andrey, veja opções de Barbieri para escalar meio de campo do Vasco


Receba notícias do Vasco em tempo real pelo WhatsApp, Clique aqui!

Técnico do Vasco, Maurício Barbieri começa a partir desta sexta-feira a ter que encontrar uma solução para a ausência de Andrey Santos, que vai se apresentar à seleção brasileira sub-20 e pode desfalcar a equipe em até cinco jogos do Brasileirão.

Depois de ter sua apresentação adiada, Andrey é aguardado nesta sexta na Granja Comary, onde o grupo comandado por Ramon Menezes se prepara para a disputa do Mundial da categoria, que começa no dia 20 deste mês, na Argentina.

O Vasco conseguiu a liberação da CBF para que ele atuasse ao menos contra o Coritiba: ele foi titular no empate em 1 a 1 na quinta, no Couto Pereira, mas acabou saindo no intervalo. A dor de cabeça de Barbieri é ainda maior porque Marlon Gomes, que poderia ser um substituto natural do volante, também está a serviço da Seleção.

Andrey Santos, do Vasco, em ação no Couto Pereira — Foto: Daniel Ramalho / CRVG

Andrey Santos, do Vasco, em ação no Couto Pereira — Foto: Daniel Ramalho / CRVG

Caso o Brasil chegue à final do Mundial Sub-20, a dupla vai desfalcar o Vasco em cinco jogos do Brasileirão:

  • Vasco x Santos, 14/05
  • São Paulo x Vasco, 20/05
  • Fortaleza x Vasco, 27/05
  • Vasco x Flamengo, 05/06
  • Inter x Vasco, 11/06

Veja as opções que Barbieri tem à disposição no elenco para escalar o meio de campo no período de ausência dos dois jogadores:

Galarza

Bastante utilizado por Barbieri, o paraguaio parece ser a primeira opção na ausência de Andrey. Ele atuou em 11 partidas na temporada, cinco delas como titular, e entrou em quatro dos cinco jogos do Vasco até aqui no Brasileirão. Tem um gol em 2023.

Na quinta, Galarza foi acionado ainda no intervalo e contribuiu para a melhora da equipe no segundo tempo. Ele entrou justamente no lugar de Andrey e participou diretamente no lance do gol de empate: foi dele o cruzamento que terminou na finalização de Erick Marcus dentro da área. Antes, no início da segunda etapa, tirou chute de Zé Roberto de cima da linha.

Figueiredo

Escalado algumas vezes como volante sob o comando de Barbieri, Figueiredo também entrou no intervalo contra o Coxa (no lugar de Rodrigo) e ajudou a equipe no segundo tempo. É uma opção que aumenta, também, o poder de fogo em chutes de longa distância.

Figueiredo foi peça importante na campanha do acesso no ano passado, mas este ano ainda não teve sequência. Ele foi a campo em 10 jogos, três deles como titular. E, a exemplo de Galarza, é uma espécie de 12º jogador deste elenco, com participação em quatro dos cinco jogos até aqui no Brasileirão.

Coritiba x Vasco: Figueiredo — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Coritiba x Vasco: Figueiredo — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Mateus Carvalho

Emprestado pelo Náutico, Mateus ainda não foi sequer relacionado para jogos do Vasco, mas pode receber uma chance com as ausências de Marlon e Andrey. O jogador de 21 anos é primeiro volante de origem e vem participando normalmente dos treinos.

Mateus Carvalho, do Vasco, em ação no treino — Foto: Daniel Ribeiro / CRVG

Mateus Carvalho, do Vasco, em ação no treino — Foto: Daniel Ribeiro / CRVG

Carabajal

Última contratação na janela de transferências, o argentino emprestado pelo Santos é um meia que atua pela esquerda, lugar ocupado hoje por Andrey, porém, mais adiantado. Nesse caso, Barbieri teria que corrigir a posição de Jair ou fazer alguma alteração complementar para não enfraquecer a transição defensiva.

Carabajal fez sua estreia pelo Vasco na derrota para o Bahia, partida em que entrou no segundo tempo, mas não teve boa atuação. Na ocasião, o treinador disse: “Não acho que conseguiu reproduzir no jogo aquilo que vinha apresentando nos treinamentos”.

Contra o Santos neste domingo, no entanto, o meia não poderá por uma questão contratual.

Carabajal em treino no Vasco — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Carabajal em treino no Vasco — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Barros

Mais um menino da Base Forte, Barros é outro que pode receber chance nesse período em que Andrey e Marlon estarão a serviço da seleção brasileira. O jogador de 19 anos joga preferencialmente como primeiro volante e seria, antes de mais nada, uma opção para reforçar a equipe defensivamente.

Ele tem 10 jogos no ano, dois como titular, e também entrou no empate com o Coxa, em Curitiba, já nos acréscimos. Vale lembrar que o Vasco ainda tem no elenco o volante Zé Gabriel, que não é relacionado para uma partida desde janeiro.

Barros, do Vasco, ao lado do técnico Maurício Barbieri — Foto: Daniel Ramalho / Vasco

Barros, do Vasco, ao lado do técnico Maurício Barbieri — Foto: Daniel Ramalho / Vasco

Fonte: GE