EsportesFlamengoFutebol

Preparador de goleiros nega racismo, e Sampaoli vai à Justiça contra Neto

Na última semana, Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, acionou a Justiça contra o ex-jogador Neto, atualmente comentarista da Band e, durante um programa, denunciou racismo do argentino durante sua passagem pelo Santos, em 2019. A vítima citada por ele seria Sebastião Martins Oliveira Júnior, mais conhecido como Arzul, preparador de goleiros do clube paulista, que negou o ocorrido.

Em contato com a reportagem do ge, Arzul comentou ter sido pego de surpresa com o assunto e negou qualquer episódio racista de Sampaoli. O preparador de goleiros do Santos acredita que a situação não passa de uma informação mal compreendida por Neto. Arzul revela que já conversou com o apresentador para esclarecer o caso.

– Não houve nada. Não aconteceu nada de racismo. Não houve nada de comportamento. Eu acredito que aconteceu foi uma informação mal interpretada, um mal entendimento. A informação chegou ao Neto diferente. Eu falei com o Neto. Eu quero que os dois se deem bem, eu gosto dos dois. Eles são peças importantes no esporte brasileiro. Eles são do bem. Eu torço para que tudo aconteça de bem. Houve um mal entendido de alguém – disse o preparador.

Arzul é o chefe dos preparadores de goleiros do Santos  — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Arzul é o chefe dos preparadores de goleiros do Santos — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Em uma das declarações, Neto disse que Arzul ficava fora do vestiário durante a passagem de Sampaoli no Santos. O preparador de goleiros, porém, sai em defesa do treinador e explicou o que imagina ter sido o mal entendido do apresentador.

– Eu acredito que houve um mal entendido de quem falou com o Neto porque houve algumas mudanças em relação aos vestiários do CT. Eu, o Marquinhos e os outros auxiliares começamos a nos trocar em outro vestiário do CT. Dia de jogo é claro que eu estava no vestiário com os goleiros fazendo a preparação. Tenho que aquecer o goleiro. Eu faço parte da comissão técnica direta, permanente. Tem o Complexo Modesto Roma no CT, bem próximo do vestiário onde ficavam as comissões. O pessoal do CT pediu para que a comissão técnica do clube ocupasse outra parte. Na época falaram que ficamos chateados, mas não ficamos chateados nada. Nós continuamos trabalhando sem problema algum. Por isso eu falo que alguém levou uma informação totalmente equivocada para o Neto. Foi um desencontro de informação – finalizou ao ge.

redmi
Sampaoli em Athletico-PR x Flamengo — Foto: Gabriel Machado / AGIF

Sampaoli em Athletico-PR x Flamengo — Foto: Gabriel Machado / AGIF

A situação não surpreendeu apenas Arzul. Outros funcionários do Santos ficaram espantados com as declarações de Neto e, inclusive, se colocaram à disposição de Sampaoli caso o argentino precise de depoimentos. O preparador de goleiros aproveitou para comentar a relação com o técnico, que se entendeu até depois da passagem pelo clube paulista.

– A relação com Sampaoli sempre foi boa. Era maravilhosa. Na época do Atlético-MG, eu fui no hotel e tal. Era maravilhosa. Ele respeita e ele sempre respeitou todos. Todos. Inclusive a mim. Eu viajava, participava das preleções. Tudo. Esportivamente e, fora do esporte também, a gente se deu muito bem.

O caso corre no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Neto será intimado nos próximos dias. Sampaoli quer uma retratação do comentarista.

Entenda o caso

No dia 18 de abril, quando comentava a contratação de Sampaoli pelo Flamengo, Neto expressou sua opinião contrária ao retorno do argentino ao futebol brasileiro. O ex-jogador relembrou as passagens do técnico por Santos, em 2019, e Atlético-MG, em 2020.

Neto, então, disse que Sampaoli tratou mal Arzul. O apresentador dá a entender que o motivo teria sido a cor da pele.

– Um cara que trata mal o Arzul, que é negro. E que é igual a mim, que é igual a você e que é um ser humano incrível. Esse cara, o Jorge Sampaoli, fazia o Arzul ficar fora do vestiário. Ele fez muitas pessoas contratadas antes dele perderem o emprego. Esse cara é nojento. Nunca tratou bem ninguém – disse Neto.

Neto, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990 — Foto: Arquivo pessoal

Neto, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990 — Foto: Arquivo pessoal

O posicionamento de Neto começou mais cedo, no mesmo dia, durante o programa diário “Os Donos da Bola”.

– Ele (Sampaoli) foi racista no Santos, nunca cumprimentou ninguém, nunca falou português: ‘Por favor, não, senhor, me desculpe…’. Esse baixinho, idiota. Isso aí é uma vergonha, pinto pequeno, não sabe nada de bola. É uma vergonha o Flamengo contratar um cara desse – disse Neto na ocasião.

Fonte: GE