EsportesFlamengoFutebol

Filipe Luís ressurge no Fla e é visto como titular sob cuidados especiais

Aos 37 anos, com o contrato junto ao Flamengo só até dezembro, Filipe Luís relembrou, com a atuação diante do Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil, que ainda pode ser útil. Mesmo tendo atuado muito menos na atual temporada em relação aos anos anteriores, seja por lesão, seja por opção dos treinadores, o veterano vive a possibilidade de um canto do cisne antes da aposentadoria.

A expressão se encaixa na ideia de que esse será seu último ano, mas a renovação por mais um não está descartada. Fato é que sob o comando de Sampaoli as qualidades do lateral-esquerdo sobressaíram de novo. E que ele pretende seguir no futebol e brigar por posição no clube enquanto puder jogar em alto nível. Até agora isso não havia acontecido. São apenas 13 jogos em 2023, equivalentes em sete partidas quando se trata de minutagem. É verdade também que Filipe Luís não consegue sustentar o calendário brasileiro e três competições. Por isso é visto como um craque e um titular sob cuidados especiais.

Desde que chegou ao Flamengo, foram mais de 40 jogos por ano a partir de 2020. Nesta temporada, se machucou nos primeiros treinamentos e depois teve outra lesão muscular que o fez ficar fora entre abril e maio. Recuperado, viu Ayrton Lucas se consolidar como principal jogador do Flamengo no primeiro semestre e ganhar uma chance na seleção brasileira. E o clube buscar nomes no mercado para uma reposição. O titular acabou lesionado antes do jogo de quarta-feira.

A mudança também serviu para lembrar que o Flamengo perdeu apenas duas partidas este ano com Filipe Luís em campo. Foram os jogos seguidos contra Aucas e Fluminense, sob o comando de Vítor Pereira. O aproveitamento com o veterano é de 74%, com 9 vitórias, dois empates e duas derrotas.

Na era Sampaoli, Ayrton se sustentou com atuações de ponta. Em outros momentos, Cebolinha foi testado e não rendeu. E com o retorno de Bruno Henrique, Filipe Luís passou a fazer mais sentido taticamente. O treinador, que jamais repetiu a escalação em sua passagem, pretende seguir variando as peças de acordo com o jogo e o adversário.

No sábado, contra o Atlético-MG, fora de casa, pode ser uma nova oportunidade para o veterano atuar. O mapa de calor contra o Grêmio prova que Filipe Luís não foi só um lateral. Além da construção pelo setor, tem inteligência para exercer uma liberdade calculada e criar mais centralizado, como no gol de Thiago Maia. Fora a capacidade de passe com erro perto de zero. O lateral foi o terceiro no quesito, atrás de Thiago Maia e Victor Hugo.

Fonte: O GLOBO