Ciência e SaúdeInternacional

Médica compartilha alerta após descobrir câncer de pele no couro cabeludo


Médica descobriu um câncer de pele no couro cabeludo

Como médica praticante, minha vida gira em torno de cuidar de meus pacientes, ajudando-os a permanecerem saudáveis, educando-os sobre doenças e captando os sinais de problemas de saúde que precisam ser tratados.

Algumas semanas atrás, no entanto, tornou-se dolorosamente óbvio que eu não havia percebido os sinais de meu principal problema de saúde.

Para minha surpresa, fui diagnosticada com câncer de pele no couro cabeludo. O diagnóstico de câncer basocelular e o fato de que o ignorei por tanto tempo realmente me fizeram parar para refletir sobre meus próprios hábitos de saúde e alguns equívocos comuns sobre o câncer de pele.

Por mais de um ano, pensei que tinha uma mancha irregular na pele atrás da orelha esquerda. Estava coberta pelo meu cabelo, então era fácil ignorar. Observei essa pele descascar e formar crostas. Achei que fosse eczema, que tenho há muitos anos, mas a hidrocortisona não ajudou.

Finalmente fui ao dermatologista, muito mais tarde do que deveria, considerando minha formação médica, e fiz uma biópsia. Câncer basocelular. Outro foi encontrado no meu pescoço logo depois disso.

Eu estava perplexa. Achei que estava me protegendo da exposição ao sol com tanto cuidado. Passo a maior parte das minhas horas de vigília dentro de casa no hospital e ainda uso protetor solar todos os dias. Quase não tenho tempo para tomar banho de sol e nas raras ocasiões em que fico muito tempo ao sol, procuro me cobrir.

Acontece que meu câncer de pele provavelmente está se formando há décadas, resultado da genética e do banho de sol há muitos anos.

Os danos causados ​​pelos raios ultravioleta do sol são cumulativos, aumentando o risco de câncer ao longo do tempo. Apenas cinco queimaduras solares intensas entre jovens de 15 a 20 anos podem aumentar o risco de melanoma em 80% e dois outros cânceres de pele, carcinoma de células escamosas e carcinoma basocelular, em 68%, de acordo com pesquisa publicada na Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention.

Então, provavelmente estou vendo os efeitos dos meus primeiros anos na praia agora.

Minha mãe também teve vários tipos de câncer de pele, então meu risco de contrair um era significativamente maior. Quando há um histórico familiar de câncer de pele, o risco de câncer de células basais de início precoce é mais que dobrado, segundo a revista Cancer Epidemiology, o risco de câncer de células escamosas aumenta quatro vezes, de acordo com a revista Dermatologic Surgery, e o risco de melanoma é aumentado em 74%, conforme relatado no Journal of the American Academy of Dermatology.

Ainda assim, parecia tão estranho para mim que meu câncer de pele apareceu no meu couro cabeludo, sob uma cobertura de cabelo. As áreas expostas ao sol, como nariz, testa ou queixo, não seriam mais suscetíveis?


Com um pouco de pesquisa, descobri que 13% dos cânceres de pele envolvem o couro cabeludo, de acordo com um artigo do Journal of the German Society of Dermatology.

O câncer de pele pode aparecer em todos os tipos de pontos incomuns — pálpebras, palmas das mãos e solas dos pés. E com a popularidade das manicures em gel, que usam luz ultravioleta direta nas mãos e nas unhas, há um risco crescente de câncer de pele nas cutículas e embaixo das unhas.

Os cânceres de pele também podem ocorrer em todos os tipos de pele. As malignidades são muito mais comuns em peles claras, mas o câncer de pele com pigmentação mais escura é geralmente detectado mais tarde, com taxas de mortalidade mais altas. Todos estão em risco.

Agora, mais do que nunca, desenvolver bons hábitos de proteção solar é tão importante porque o risco de desenvolver câncer de pele está aumentando a um ritmo alarmante.

 A Academia Americana de Dermatologia estima que um em cada cinco americanos desenvolverá câncer de pele ao longo da vida, e as taxas de câncer de pele não melanoma aumentaram 33% em todo o mundo desde 200, segundo a JCO Global Oncology

Muitos especialistas atribuem essa tendência a fatores como mudança climática, aquecimento global e aumento da exposição a raios ultravioleta nocivos. Apesar desse risco crescente, nossos esforços na prevenção e detecção precoce do câncer de pele são lamentavelmente inadequados, com muitas pessoas deixando de fazer exames regulares de pele.

Cabe a cada um de nós desenvolver bons hábitos de proteção solar desde cedo e aprender quando procurar atendimento médico para alterações cutâneas incomuns. Irregularidades como mudanças de cor, bordas irregulares de manchas e sardas, feridas na pele que não parecem cicatrizar e áreas de descamação crônica ou formação de crostas nunca devem ser ignoradas.

Um exame deve ser feito todos os anos para monitorar mudanças incomuns na pele ou se você estiver em maior risco de desenvolver câncer de pele.

No verão, proteja-se. Passe protetor solar, use chapéu e procure sombra sempre que possível.

E aquele pedaço peculiar de pele que você está ignorando? Não adie mais o check-up. Aprendi da maneira mais difícil que qualquer pessoa pode ter câncer de pele e pode aparecer onde você menos espera. Quanto mais cedo você pegá-lo, melhores serão suas chances, então vá ao médico. Estou feliz por ter feito isso.

Susannah Hills da CNN