EsportesFutebolVasco

STJD marca julgamento de recursos sobre Sport x Vasco por invasão de campo; Bahia também é interessado





O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou a data marcada para julgamento dos recursos referentes ao confronto entre Sport x Vasco, pela Série B do ano passado, que terminou após uma invasão de campo na Ilha do Retiro. A sessão está prevista para dia 31 de janeiro, a partir das 11h.

Além de Sport e Vasco, o Bahia também ingressou como terceiro interessado no processo, segundo confirmado pela assessoria do clube. O Tricolor havia terminado a Série B como terceiro colocado, mas terminou ultrapassado pelo Cruz-Maltino após a perda de pontos imputada ao Leão.

Jogadores do Sport questionam Raphael Claus após marcação de pênalti para o Vasco — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Jogadores do Sport questionam Raphael Claus após marcação de pênalti para o Vasco — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

A mudança de data

 

A sessão inicialmente aconteceria no fim de novembro, mas o advogado do Sport, Osvaldo Sestário, solicitou o adiamento porque estaria viajando e gostaria de fazer a defesa do clube de forma presencial. O pedido foi aceito pelo relator José Perdiz de Jesus, e a sessão permaneceu sem nova data por conta do recesso do STJD – iniciado em 23 de dezembro até 12 de janeiro.




O cenário do Sport

 

Nesta nova sessão, o Sport reclama principalmente sobre duas punições: as perdas de mando de campo e o pagamento de multa, de R$ 180 mil.

O Rubro-negro está atualmente sancionado com a perda de pontos – referente ao empate com o Vasco – e também com a perda de oito mandos de campo, a serem cumpridos na Série B do Brasileiro. Um foi pago no ano passado, mas ainda há outros sete em aberto para 2023. Essas punições foram determinadas durante o primeiro julgamento do processo, em 9 de novembro.

Na ação, o clube pernambucano também responde pelo goleiro Carlos Eduardo, que levou uma partida de suspensão, mas deixou o Sport ao fim do contrato e está no Santo André.

O cenário do Vasco

 

No caso do Vasco, o clube foi julgado pelo artigo 257 – por “participar de rixa, conflito ou tumulto” – e foi absolvido. As penas no Cruz-Maltino foram direcionadas apenas aos atletas.

O atacante Raniel e o meia Luiz Henrique foram punidos com dois jogos de suspensão – cumpridas no ano passado, contra Criciúma e Sampaio Corrêa. Além da dupla, houve ainda o caso do goleiro Halls – que foi visto correndo atrás de um atleta do Sport e o agredindo, e por isso recebeu quatro jogos de suspensão, ainda não cumpridos.

Fonte: Ge