BrasilInternacional

Por que cada vez mais russas viajam ao Brasil para dar à luz





Anastasia Knyazeva teve seu segundo filho em Florianópolis após uma experiência não tão boa na Rússia — Foto: Arquivo pessoal via BBC

Anastasia Knyazeva teve seu segundo filho em Florianópolis após uma experiência não tão boa na Rússia — Foto: Arquivo pessoal via BBC

Anastasia Knyazeva, de 32 anos, teve seu primeiro filho em um hospital na Rússia. Segundo ela, a experiência não foi ruim, mas poderia ter sido melhor se seu médico a tivesse tratado com mais atenção e paciência.

Quando ficou grávida pela segunda vez, a russa que vive em Sochi decidiu procurar outras opções que a ajudassem a realizar seu desejo de um parto mais humanizado. Após a indicação de uma amiga, escolheu viajar para o sul do Brasil para passar os últimos meses antes de dar à luz e ter seu bebê ao lado da família.

“Tive meu primeiro filho na Rússia e não posso dizer que foi um parto ruim. Acho que não escolhi bem meu médico e não consegui relaxar. Foi tudo feito a toque de caixa e sem uma atitude mais carinhosa”, conta ela, que se mudou com o marido e o primeiro filho para Florianópolis em novembro de 2021 e deu à luz outro menino em janeiro.

“Mas no Brasil tive uma experiência maravilhosa. Fiz o parto em casa, com uma obstetriz atenciosa que me ajudou e me fez sentir segura.”





“Foi tudo tão bom que agora recomendo para todas as minhas amigas que vão ser mães. Mas até agora nenhuma delas seguiu meus passos, elas acham que fiquei maluca”, comenta, rindo.

A surpresa diante da escolha de dar à luz em um país estrangeiro relatada por Anastasia não é algo incomum quando o assunto é o chamado ‘turismo de parto’. A prática, porém, cresce no Brasil, segundo relatos, e vem atraindo especialmente o interesse de famílias russas.

Os motivos relatados para a busca pelo Brasil envolvem o desejo de um atendimento mais exclusivo e amistoso, um crescente interesse pelos partos humanizados e realizados em casa, além da possibilidade de dar aos filhos a nacionalidade brasileira.

“Descobri essa possibilidade quando uma amiga próxima me contou que daria à luz ao segundo filho no Brasil. Inicialmente fiquei chocada – tudo que eu conhecia sobre o país era Carnaval e Pelé”, conta Anastasia.

“Mas depois entendi que era uma ideia perfeita para nossa família.”

Russos não precisam de visto para entrar no Brasil para estadias de até 90 dias, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Não há dados oficiais sobre a entrada de mulheres grávidas no Brasil. Os serviços de saúde também não registram a nacionalidade da mãe no momento do nascimento do bebê, apenas se ela é estrangeira ou não.

Mas segundo a pesquisadora Svetlana Ruseishvili, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e que acompanha o tema há anos, o fluxo de russas que viaja ao Brasil para dar à luz não para de crescer desde 2015.

“As cidades que mais têm atraído famílias russas são Rio de Janeiro, Florianópolis e Santos”, diz a socióloga russa que mora no Brasil há mais de uma década.

Anastasia e a família em Florianópolis antes do parto do segundo filhoAnastasia e a família em Florianópolis antes do parto do segundo filho — Foto: Arquivo pessoal via BBC

Anastasia e a família em Florianópolis antes do parto do segundo filhoAnastasia e a família em Florianópolis antes do parto do segundo filho — Foto: Arquivo pessoal via BBC

Fonte: G1.com