EsportesInternacional

Atleta de elite é desmascarada após ‘correr’ mais rápido que Usain Bolt em ultramaratona


A corredora Joasia Zakrzewski — Foto: reprodução

A corredora Joasia Zakrzewski — Foto: reprodução

A emoção da clássica cena de ‘Carruagens de Fogo’ simplesmente não existiria se os rapazes correndo à beira-mar estivessem dentro de automóveis para poupar suas musculaturas. E foi assim que uma atleta de elite tirou toda a graça, e pior, foi desmascarada por usar um veículo no intuito de ‘cortar’ uma distância de 4.000 metros em uma prova de ultramaratona, conforme informa a BBC.

Joasia Zakrzewski, de 47 anos, terminou em terceiro lugar na prova 2023 GB Ultras no início deste mês, mas desde então foi acusada de viajar duas milhas e meia (pouco mais de quatro quilômetros) dentro de um carro.

A corredora Joasia Zakrzewski — Foto: reprodução/facebook

A corredora Joasia Zakrzewski — Foto: reprodução/facebook

Amigos afirmam que ela aceitou a carona porque estava se sentindo “enjoada” por ter vindo da Austrália na noite anterior, dizendo que ela está “genuinamente arrependida”.

A corredora teria sido pega depois que informações de rastreamento feitos pela organização da prova mostraram que ela atingiu uma velocidade superior a 56 Km/h. A velocidade superaria em muito os pouco mais de 44 Km/h atingidos por Usain Bolt no auge de sua forma física.

A corredora Joasia Zakrzewski (esq.) celebrbra pódio — Foto: reprodução

A corredora Joasia Zakrzewski (esq.) celebrbra pódio — Foto: reprodução

Para aqueles que estão questionando o terceiro lugar de Joasia, um dado que a comunidade atlética passou a achar alarmante por conta do ocorrido. Há algumas semanas, a corredora quebrou o recorde mundial de maior número de quilômetros percorridos por uma mulher em 48 horas. Outros corredores estão não só questionando suas marcas como também pedem para que ela seja banida das corridas.

Participantes da mesma prova em que Joasia venceu o bronze estão completamente incomodados não apenas com o prêmio conquistado como também com a ‘coragem’ da corredora em aceitar a medalha. Ela chegou apenas 22 segundos atrás da segunda colocada e posou orgulhosa com seu prêmio. “Ótimas notícias para mim, mas péssimas notícias para o espírito esportivo”, escreveu a atleta que ‘herdou’ o terceiro lugar. “Muitas pessoas perceberam que as coisas estavam erradas e contataram os organizadores da corrida separadamente, então eles tiveram que iniciar uma investigação”, relatou. “Como alguém que sabe que trapaceou pode cruzar a linha de chegada, receber uma medalha/troféu e tirar fotos?!”, concluiu.

Fonte: Revista Monet